As facetas dos usuários do Facebook.
É engraçado… no Facebook há pessoas de tudo quanto é raça, cor e preferências sexuais, loucos de jogar pedra, rezadeiras, recalcadas, filósofos, besteirósofos (Ops!!! Neologismo da minha parte) etc.
É como erva daninha, crescem e se espalham, veja só alguns destes:
Há os que se revoltam e, às vezes, ou na maioria das vezes, não diz nada do que queria dizer quando escrevem. Erros cometidos que mudam o contexto da frase, e/ou do texto, tornando assim frases dúbias e de difícil entendimento.
Há também aqueles puritanos que se revelam e os revelados que se aproveitam da ocasião para se “soltarem” e fazer valer a voz da mudança de atitude, até de sexo, se fosse possível.
Há o santo, que só vivi depositando frases bíblicas e achando que está pregando. Se for verificar a vida desta criatura, é bem provável que ele (ou ela) não segue, e muitas vezes, nem tenta seguir o que oferece para os outros.
Há os que pensam que todo mundo acredita na sua religião, e empurra de goela adentro frases de efeito que não faz efeito algum para quem não acredita.
Há o falso poeta, falso escritor, ou mesmo o suposto inteligente que vive colocando frases de outras pessoas, e, nem sequer registra o nome do real idealizador da frase.
Há o revoltado sem causa, que vive denunciando os males dos movimentos sociais (greve, manifestações populares por uma ideologia, atividades em prol do meio ambiente) e que nem se quer se mexe para fazer valer seus ideais. Fica a crítica pela crítica. Crítica vazia, sem nexo e sem capacidade de transformação.
Há o que se desespera e transforma o Facebook em psicólogo e analista, que solta seus problemas aleatórios e que muitos nem se quer irão compartilhar seu sofrimento. Aliás, o povo, em sua maioria, não gosta de quem só fala em sofrimento.
Há o que não sabe se expressar através da escrita, e usa palavras chulas achando que está “abafando” e que por sinal não tem nenhum efeito na pessoa a quem queria atingir.
Há aquelas que, para chamar atenção, talvez por medo de ficar só, ou provavelmente querendo ser uma messalina, veste micro shorts, tiras (chamadas de saias) e registra a foto para alguém comentar e espalhar a foto, talvez, e é bem provável, esperando para ser chamada (ou chamado) para a Playboy, a revista Sexy ou seja lá o que for.
Há o “estudante”, que sempre diz que vai estudar, porém, gasta tempo preciosos e só depois, muito depois, realiza o que falou (ou não).
Há o revelador, que sempre diz o que faz: acordei agora, vou trabalhar, estou saindo, vou a praia, cheguei de viagem, sentei na cadeira, apertei uma tecla, ou estou em tal lugar, estou com minha namorada (ou namorado), vou fazer a prova, cheguei da festa, etc. E o interessante: quase ninguém pergunta isso, porém a pessoa fala mesmo assim.
Há o de “cabeça bem feita” que respeita as frases dos outros (colocam as autorias); não empurra suas crenças para os que não a pedem; não dize palavras chulas (pois a inteligência não é pra todos, mas só para quem a pratica); compartilha seu sofrimento com pessoas que são apropriadas; escrevem (com alguns erros, é claro, já que ninguém sabe tudo, mas que, pelo menos, estuda um pouco para não dizer besteiras) e tem o cuidado para não dizer algo que venha a se comprometer, ou que tenha, também, a intenção de dizer o que realmente quis dizer.
É por tudo isso, e muito mais, todavia fica inviável registrar aqui, que o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, disse em entrevista: “Se por um lado, os brasileiros fazem o Facebook crescer, por outro estragam tudo”, Esta frase é uma crítica a mau comportamento dos brasileiros na internet. Da mesma forma como se observa no Orkut, os spam e imagens animadas, frases religiosas, recados animados cheios de luzes e enfeites.
Eita povo brasileiro sem instrução! Acho que o tal do jeitinho brasileiro é nada mais nada menos que preguiça de pensar ou agir conforme atitudes mais viáveis e educadas em respeito ao outro.
.
LindebergErva Daninha é minha amiga lá do Face.Uma amiga e tanto…Somos amigas também no g+.Venha partilhar de nosso mundinho poluido.É o único espaço do qual a maioria de nós dispõe.Será uma honra tê-lo como amigo no g+.Quanto ao Facebook, em poucos anos será passado.
CurtirCurtir
Ah…vou sim. Me adicione que aceito vocês. Abraços
CurtirCurtir